quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

PROJETO 200 ANOS DA CHEGADA DA FAMÍLIA REAL

Duzentos anos da chegada da Família Real no Brasil

1808 / 2008

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FESTEJAR? AGRADECER? COMEMORAR?


Só podem estar mangando!


INCOMPETÊNCIA e GANÂNCIA reinavam sobre o ideal da Corte no Brasil. Depois foram embora como gafanhotos que acabam com a plantação e partem para a próxima.

POBREZA, MISÉRIA, IGNORÂNCIA e PRECARIEDADE estavam fundamentalmente entrincheiradas sob a máscara ostensiva de uma questão moral (que será herdada pela máquina – sociedade brasileira pós – Família Real)


FESTEJAR? AGRADECER? COMEMORAR?

NÃO MESMO!!!

Por Sônia Alvarenga, professora de História


Este texto faz parte da introdução do PROJETO sobre os 200 anos da chegada da Família Real”, realizado pela professora de História, Sônia Alvarenga, com os alunos do 7º e 8º anos de escolaridade do Ensino Fundamental, no decorrer deste ano.

Este Projeto foi desenvolvido em várias etapas sob diversas formas: pesquisa na Internet, resumo da história através de artigo, apresentação em PowerPoint, exibição de filmes, criação de histórias em quadrinho, estudo das influências deixadas pelos portugueses aqui no Brasil e apresentação de uma peça teatral.

Todo o trabalho foi realizado em parceria com a Informática Educativa (Isabela e Sandra) e também com a Animação cultural (Neuza), formando um grupo denominado Força-tarefa.


Missão do grupo Força-Tarefa

As organizações eficientes dos dias atuais devem funcionar como VERDADEIRAS orquestras. Trabalho, disciplina, profissionalismo, comprometimento, co-responsabilidade são exigências de primeira ordem, assim como o espírito de equipe. A orquestra é a metáfora que traduz as estruturas organizacionais do futuro.

Acreditando na Educação de uma NOVA SOCIEDADE consciente para que possa mudar o mundo, a missão do grupo Força-Tarefa é:

  • Conscientizar nosso público-alvo que é através dos costumes que se manifesta o aspecto fundamental da existência humana: a criação de valores.

Os diversos grupos e sociedades criam formas peculiares de viver e elaboram princípios e regras que regulam seu comportamento, que indicam direitos, obrigações e deveres.

Assim torna-se necessária a elaboração de critérios que classifiquem as ações como boas ou más, corretas ou inadequadas e que orientem e justifiquem a escolha.

A responsabilidade é, portanto, o núcleo da ação moral, constituído por vários elementos que nele se cruzam, portanto, abrir discussões e ações sobre este assunto no contexto escolar que é considerado como um espaço privilegiado para uma educação em valores, é papel do educador consciente das novas organizações educacionais.

Queremos tentar fazer do espaço escolar um lugar que se vai por prazer e não por dever.

É fundamental a importância da integração interdisciplinar para a formação de educandos como talentos em potencial das organizações educacionais.


Objetivos Gerais do Grupo Força-Tarefa


  • Repensar paradigmas;
  • Compartilhar idéias comuns;
  • Respeitar o pensamento e a individualidade uns dos outros;
  • Ampliar a consciência global;
  • Formar cosmo visões;
  • Caminhar juntos;
  • Valorizar o capital humano;
  • Trocar experiências;
  • Realizar sonhos;
  • Conquistar os nossos clientes internos e externos com o bom humor. O humor facilita o aprendizado. As pessoas se identificam com o que é engraçado e assimilam melhor as informações. Trata-se de um meio de comunicação dos mais eficientes.
  • Incentivar a reflexão / ação do aprendiz a se tornar um cidadão ecologicamente correto.


Já que o grupo Força-Tarefa não irá festejar, agradecer e muito menos comemorar, tentaremos conscientizar o educando de que a construção diária da História da humanidade pode ser cristalizada através do sorriso, da esperança, do sonho e da felicidade para a construção de uma sociedade fraterna e mais igualitária como os utopianos construíram.

A música e a arte são elementos da História do cotidiano. Essa nova maneira de estudar História, muda o foco dos grandes homens e seus feitos para pessoas comuns e seu dia-a-dia. Saem de cena os heróis e entram os hábitos e costumes da vida real.

Investigar a cultura através da arte é mais uma forma de diminuir a distância em relação ao passado.

Assim, o estudo de História vai além do ato de memorizar nomes e datas e coloca os educandos no lugar de PESQUISADORES.


O grupo Força-Tarefa, procurando contribuir para a formação da identidade como cidadãos conscientes de suas responsabilidades com o meio ambiente e capazes de atitudes de proteção e melhoria em relação a ele, incentivou os educandos a confeccionarem as roupas, acessórios e cenário do teatro com material reciclado.

Mais do que quaisquer outras, as Organizações Educacionais precisam se ECOLOGICAMENTE RESPONSÁVEIS, POLITICAMENTE CONSCIENTES, HOLISTICAMENTE ENGAJADAS.



“Um lugar onde as pessoas continuamente expandem sua capacidade de criar resultados...



que verdadeiramente desejam, onde padrões...


de pensamento ampliado são nutridos, onde as...


aspirações coletivas são libertadas e onde as...


pessoas estão continuamente aprendendo a aprender...

São as ...



ORGANIZAÇÕES

DE

APRENDIZAGEM




“ Difícil é TUDO que conseguimos FAZER, muito difícil é tudo que NÃO TENTAMOS FAZER, impossível é tudo o que NÃO ousamos SONHAR FAZER.”




“ De tudo, ficaram três coisas:

A certeza de que estamos

sempre começando...

A certeza de que é preciso continuar...

A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar...

Portanto devemos:

Fazer da interrupção, um caminho novo...

Da queda, um passo de dança..

Do medo, uma escada...

Do sonho, uma ponte...

Da procura, um encontro...”

(Fernando Pessoa)



FELIZ NATAL!

FELIZ 2009!!

FELIZ VIDA TODA!!!



Até e

aquele abraço.

Com carinho,

Grupo Força-Tarefa


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Atividade - Quizz sobre a Família Real no Brasil

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